23 de ago. de 2011

Eletricidade

A eletricidade é muito importante na vida das pessoas, é ela quem move quase tudo que nos cerca. Há cerca de 100 anos não era utilizada a eletricidade. As atividades humanas estavam centralizadas na agricultura, onde se aplicava o trabalho humano e o animal. O mesmo se passava com outras profissões. A comunicação entre as pessoas era lenta, de voz a voz ou através de mensageiros a pé ou a cavalo ou, enfim, por barco. A deslocação das pessoas também era lenta e feita pelos mesmos meios.
A iluminação era natural ou feita com a queima de óleos, por exemplo, de baleia (o que fez algumas espécies entrarem em extinção) ou, mais recentemente, queima de gases.
O aquecimento era feito com queima de lenha, assim como a cozedura dos alimentos. Os vestuários eram feitos manualmente.
A invenção do gerador elétrico veio alterar todo este modo de vida. A invenção do telefone por Bell tornou a comunicação à distância praticamente instantânea. A invenção da luz elétrica por Edison melhorou a qualidade de vida e a possibilidade de trabalhar nos períodos noturnos. O motor eléctrico desenvolveu as indústrias e os transportes, o fonógrafo, o rádio e a televisão revolucionaram as comunicações.
Em geral, a electricidade revolucionou por completo o modo de vida humano em todos os aspectos, melhorando a qualidade de vida.

Principais Físicos e suas Descobertas

Os sete principais físicos que causaram maior impacto foram
:

1) Gravidade e física - Isaac Newton (segunda metade do século XVII)
A) Teoria heliocêntrica: os povos antigos acreditavam que o sol girava em torno da Terra. As religiões monoteístas, particularmente o catolicismo, transformaram isso em dogma, ao dar ao ser humano um lugar no centro do Universo. Por isso, a teoria proposta pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico, ao conseguir explicar a mecânica celeste de maneira mais racional, teve a força de um cataclisma filosófico, social e religioso, e que quase levou Galileu à fogueira, por apresentar provas científicas para a teoria. Depois disso, toda a ciência mudou, livrando-se da herança de Aristóteles para sempre.
B) Teoria da gravitação universal: proposta pela primeira vez pelo maior gênio científico de todos os tempos, o físico inglês Isaac Newton, representou uma solução teórica brilhante para o problema da atração entre massas, e explicou milhares de fenômenos naturais, particularmente na astronomia. Newton também inventou toda uma nova área da matemática para descrever fenômenos físicos dinâmicos, o cálculo diferencial e integral; revolucionando para sempre as ciências da natureza.

2) Átomo - Ernest Rutherford e Niels Bohr (Em 1896 foi descoberta a emanação espontânea de energia de materiais radiativos, por Henri Bercquerel, mas apenas 10 anos depois Einstein apresentou sua fórmula (E = mc²), compreendendo – se a verdadeira relação entre matéria e energia e a verdadeira fonte de luz e calor do Sol. Com esta teoria Einstein estava propondo que tanto a massa como a energia são destrutíveis, contradizendo a Lei da Conservação da energia.) Estrutura do átomo: átomo é uma palavra grega que significa "algo que não pode ser dividido".

3) Relatividade - Albert Einstein (Em 1905 ele publicou um total de 5 ensaios sobre temas inteiramente diversos. Três deles estavam entre os maiores da física. O terceiro ensaio continha a teoria especial da relatividade, acrescentando o espaço – tempo como a Quarta dimensão do universo.


4) Big-Bang - Edwin Hubble Big-Bang: (Em 1927, combinando os estudos anteriores sobre o aspecto luminoso, Hubble descobriu que a mudança para o vermelho das galáxias em recessão aumenta proporcionalmente à distância com relação à Terra. Em outras palavras, o universo está se expandindo e com as estrelas mais distantes se movendo mais rápido.A maioria dos estudiosos concorda que o tempo zero ocorreu cerca de 15 bilhões de anos. Em 1927, depois de tomar conhecimento sobre a teoria da expansão do universo, Georges Edward Lemaitre apresentou a teoria que hoje é generalizadamente aceita pelos astrônomos e especialistas.

5) Evolução - Charles Darwin (No ano de1859, na certeza de ter a encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das Espécies.) Teoria da evolução: Até a publicação do pioneiro estudo do naturalista inglês Charles Darwin no século XIX, existiam muitas teorias que procuravam explicar, de forma insatisfatória, a diversidade das espécies vivas no planeta e o fato evidente de que algumas descendiam de outras. Darwin propôs, brilhantemente, o mecanismo para a evolução, através da teoria da seleção natural, ou da adaptação seletiva, pela qual pequenas mudanças nos organismos vivos afetam sua sobrevivência em relação a mudanças ambientais, e que os mais aptos conseguem se reproduzir em maior quantidade. Constitui, até hoje, o embasamento que tudo explica, na biologia.

6) Célula e genética - Walther Flemming e Gregor Mendell Em 1879, Walther Flemming conseguiu identificar um material filiforme no núcleo das células Código genético: a descoberta da estrutura e da função do DNA e do RNA na codificação genética e nos mecanismos da herança e das funções celulares é um dos mais espetaculares avanços científicos de todos os tempos, tendo revolucionado profundamente a biologia e a medicina.


7) DNA - Francis Crick e James Watson Em 1869, o bioquímico suíço Friedtich Mieschner aventou pela primeira vez que todos os núcleos celulares provavelmente possuíram uma química especifica.



OBS:
Houve Entendimento e Facilidade, mas ao mesmo tempo um pouco de dificuldade, pois os Ucas são muito lentos.

Perfil:
Alessandra Silva de Souza
17 anos
Curso o 3° Ano


Acrelândia - 16/08/2011

Escola E. E. M. Prof° Marcílio Pontes dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário